Serviços
Enfermagem
51 3230-3630

Além do atendimento humanizado ao paciente, a equipe de enfermagem busca constantemente o aprimoramento técnico e científico através de palestras, seminários, congressos e pós-graduação. Presente em todas as áreas do Instituto de Cardiologia, a equipe acompanha o avanço tecnológico e a medicina de ponta institucional, reforçando o compromisso incansável na arte de cuidar vidas e promover conforto e segurança.

Psicologia Clínica
51 3230-3913

O serviço é um dos pioneiros no Rio Grande do Sul a perceber a importância do ofício da psicologia dentro de um hospital de especialidade cardíaca, em função das angústias que as doenças do coração despertam. A equipe de psicologia acompanha crianças e adultos, individualmente ou em grupos.

Nutrição e Dietética
51 3230-3859

É responsável pelo planejamento nutricional, produção e fornecimento de refeições aos pacientes, acompanhantes e funcionários de todos os departamentos do hospital. Também participa ativamente dos grupos de atendimento aos pacientes, como os pré e pós-cirúrgicos. A equipe elabora diferentes dietas para cada tipo de paciente com vistas a recuperar o estado nutricional e colaborar com o tratamento clínico.

Fisioterapia
51 3219-7775

A equipe de Fisioterapia é pioneira no Rio Grande do Sul na reabilitação cardiorrespiratória de pacientes clínicos e cirúrgicos. Participa ativamente na atenção integral e humanitária 24 horas por dia em todos os setores do hospital. Junto com o Programa de Residência de Fisioterapia em Cardiologia - primeiro no Brasil - e o Programa de Pós-graduação de Fisioterapia Cardiorrespiratória, busca constantemente a atualização e qualificação técnica, promovendo reabilitação física e a melhora da qualidade de vida do indivíduo.

Epidemiologia
51 3223-2746

A epidemiologia aplicada à cardiologia tem como finalidade estabelecer o vínculo entre o conhecimento e a prática clínica desta especialidade e suas repercussões em nível populacional. O serviço desenvolveu um banco de dados sobre fatores de risco cardiovasculares que tem servido de base para teses e programas populacionais. Possui ambulatórios de Doença de Chagas, Prevenção Secundária da Doença Arterial Coronariana e o de Avaliação dos Benefícios da Erva Mate nas Doenças Cardiovasculares. As principais linhas de pesquisa são os fatores de risco coronarianos (adultos e crianças), Doença de Chagas, dislipidemias, função endotelial e cardiogeriatria. A compreensão dos conceitos e métodos epidemiológicos e a habilidade para aplicá-los em situações concretas do Sistema Único de Saúde são indispensáveis a todo profissional de saúde. Ambientes de aprendizagem ativa, em que o saber é construído a partir de ações sobre a realidade, aproximam ensino, pesquisa e assistência.

Serviço Social
51 3230-3797

No IC, o assistente social trabalha com a questão social através da investigação, da produção científica, diagnóstico, acompanhamento durante a internação e avaliação da realidade social. Propõe alternativas para a realidade através de um engajamento com a sociedade (rede social e familiar), em busca de justiça e transformação, visando a superação das problemáticas identificadas. Desenvolve serviços de atenção direta a pacientes e familiares, com a finalidade de satisfazer necessidades sociais que garantam condições plenas à vida em particular e em sociedade. Age com base no LOAS - Lei Orgânica de Assistência Social - que é uma política pública que se ocupa do provimento de atenções para enfrentar as fragilidades de determinados segmentos sociais.

Radiologia
51 3223-0088

Realiza em média 2,7 mil exames de RX por mês. O setor de tomografia do IC utiliza o Tomógrafo Multislice VCT, que, com tecnologia bastante avançada, capta cortes de todo o coração e compõe imagens anatômicas de ótima qualidade em cerca de oito segundos.

Cardionuclear
51 3217-7200

A Clínica Cardionuclear é referência no Estado para a realização de exames de medicina nuclear, utilizando equipamentos de última geração. Realiza cintilografias, especialmente miocárdicas, que permitem, de forma não-invasiva, a visualização da circulação do sangue no músculo do coração e a possibilidade de detecção de obstruções em artérias coronárias.

SIDI - Medicina por Imagem
51 3219-0919

O serviço é pioneiro do Brasil em exames de Tomografia Multislice VCT e também referência internacional para este método de investigação diagnóstica. Sua unidade dentro do IC garante excelência em imagem através da vasta experiência de seus profissionais. O SIDI atende a convênios médicos e realiza exames de alta precisão como tomografia computadorizada, dental CT, ecografia, ecodopler, biópsias e punções com nível tecnológico reconhecido. O estudo tomográfico das coronárias tem acurácia reconhecida em todos os congressos nacionais e internacionais tanto de Radiologia como de Cardiologia, e, nesta área, é pioneiro do Sul do Brasil, examinando mais de 6 mil pacientes desde a implantação do método. Os equipamentos e softwares disponíveis no IC recebem up grades sistemáticos que garantem o alinhamento com o que há de mais avançado na tecnologia mundial.