Setores
Cirurgia cardíaca
(0xx51) 3217-2729

A cirurgia cardíaca é um procedimento cirúrgico realizado no coração ou grandes vasos visando a tratar complicações da cardiopatia isquêmica (pontes de safena), corrigir cardiopatias congênitas, tratar doenças das válvulas do coração decorrentes de muitas causas, incluindo, por exemplo, endocardite (plastias ou próteses) e também a substituição do coração (transplantes).
A equipe de cirurgia cardíaca do Instituto de Cardiologia é reconhecida nacional e internacionalmente por sua qualificação no ensino, na pesquisa e na correção cirúrgica das cardiopatias. É pioneira na introdução no nosso meio de vários procedimentos cirúrgicos como correção de defeitos intracardíacos em crianças de baixo peso com o uso de hipotermia e também da cirurgia robótica. Foi o grupo re-iniciador do programa de transplantes cardíacos no Brasil em 1984. Com profissionais de alto nível de competência e treinamento em centros mundialmente reconhecidos tanto no país como no exterior, realizam, além de procedimentos mais simples, cerca de 2,6 mil cirurgias cardíacas por ano.

Equipe

Professor Ivo Abrahão Nesralla
Professor Renato Karan Kalil
Dr. Paulo Roberto Prates
Dr. João Ricardo Sant´Anna
Dr. Guaracy Teixeira Filho
Dr. Flávio Peixoto
Dr. Rogério de Souza Abrahão
Dr. Álvaro Albrecht
Dr. Paulo Roberto Lunardi Prates
Dra. Alessandra Lima Balbinot
Dra. Paula Linck de Mello Nesralla

Equipe pré e pós-operatório:

Dr. Edemar Pereira
Dr. Altamiro Reis da Costa
Dra .Marisa Santos

Cardiologia Pediátrica
51 3230-3782

A ala de cardiologia pediátrica do Instituto de Cardiologia frequentemente chama atenção pela qualidade do atendimento e por peculiaridades que a fazem referência na área na região sul do Brasil. Com uma equipe de ponta especializada, o serviço abriga uma infraestrutura que conta com o setor de Diagnóstico e Cardiologia Intervencionista em Cardiopatias Congênitas, UTI Pediátrica, Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca Pediátrica, Unidade de Transplante Cardíaco Pediátrico, Unidade de Internação Clínica e Cirúrgica e Unidade de Cardiologia Fetal. Atende a fetos, recém-nascidos, crianças e adolescentes portadores de cardiopatias congênitas ou adquiridas, além de adultos que foram operados na infância e necessitam de controle periódico da cardiopatia. Em 2009, com a ampliação da UTI Pediátrica, um total de 12 leitos qualificados garante aos pequenos cardiopatas toda a assistência necessária.

Cardiologia Fetal
51 3230-3636

A Unidade de Cardiologia Fetal do Instituto de Cardiologia é o primeiro setor na América Latina especializado na prevenção, diagnóstico e no tratamento de doenças do coração fetal, através de médicos qualificados e equipamentos com tecnologia de ponta. Por ser referência, realiza intercâmbio acadêmico com outras instituições nacionais e estrangeiras, resultando em projetos conjuntos. Atua na investigação científica com linhas de pesquisa consolidadas por publicações regulares no Brasil e no exterior que atestam o compromisso com o avanço da ciência. Cumpre, desta forma, o objetivo primário que é a detecção precoce de anormalidades cardíacas capazes de comprometer o bem-estar do feto humano em formação ou de colocar sua vida em risco.

Laboratório de Análises Clínicas
51 3230-3699

Realiza em média de 60 mil exames de análises clínicas por mês em pacientes internados e ambulatoriais. O laboratório tem equipamentos e pessoal especializado, atendendo a pacientes particulares, conveniados e SUS.