Cursos Técnicos

RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
O Técnico em Radiologia habilitado a manipular e produzir imagens radiológicas que definem o diagnóstico com precisão. O aluno tem à disposição aulas práticas no Instituto de Cardiologia e nas instituições conveniadas que dispõem de avançados equipamentos na área da Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Duas vezes ao ano ocorre o Ciclo de Palestras Raios-X da Questão, com convidados internos e externos que debatem e se atualizam sobre os avanços da radiologia mundial. Todos os anos são realizadas Jornadas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem com a participação de alunos e profissionais de diversos serviços. Os alunos também são estimulados a participar de atividades abertas à comunidade como a Semana do Meio Ambiente, Campanhas de Vacinação, Semana da Ciência e Tecnologia e Campanha de Combate à Hipertensão. O Curso de Radiologia possui convênios com entidades que viabilizam estágios e aulas práticas como a Clínica SIDI – Medicina por Imagem, Raios-X do Instituto de Cardiologia, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Veterinário, Hospital de Pronto Socorro entre outros. O aluno finaliza o curso com a competência de atuar nas áreas de Radiologia Convencional e Contrastados, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Mamografia, Densitometria Óssea, Radiologia Odontológica, Hemodinâmica, Bloco Cirúrgico, Radiologia Veterinária e Radiologia Industrial.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é amplo, compreendendo desde hospitais e clínicas de diagnóstico até a atuação em negócios próprios, como empresas prestadoras de serviço na área técnica de radiologia. As perspectivas para o setor de radiologia no País são animadoras: a valorização dos serviços de qualidade prestados nesta área é crescente. Espera-se, assim, que esta área continue a registrar uma evolução tecnológica bastante expressiva, visível no constante aperfeiçoamento dos equipamentos e na diversidade e melhoria da qualidade das imagens de diagnóstico obtidas.
Coordenação
Prof. Guilherme Oberto Rodrigues
Tecnólogo em Radiologia, Pós-Graduação em Administração
Hospitalar e Negócios em Saúde, Mestrando
em Ciências da Saúde - Cardiologia
Duração do Curso
22 meses, distribuídos em 5 módulos com 1200 horas teórico/prático e 400 horas de estágio.

CURSO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
O campo de trabalho do Técnico em Nutrição se amplia e ganha projeção devido à exigência que caracteriza o mercado. O curso capacita o estudante de ensino médio a assumir atividades em entidades, organizações e empresas que produzam alimentos, tanto na elaboração de cardápios como na administração de todo o procedimento.
No primeiro módulo o estudante recebe o certificado de Atendente em Nutrição e Estoquista, o que lhe capacita a dar informações sobre os valores nutricionais dos alimentos, controlar o suprimento de matéria-prima, desde o recebimento até a distribuição, e orientar procedimentos higiênicos em todas as etapas da elaboração das refeições. Ao término do segundo módulo, o aluno é capacitado a trabalhar como Atendente em Lactário, dando orientações sobre a higiene, a amamentação e o acolhimento do bebê, sendo capaz de elaborar os alimentos lácteos, higienizar os utensílios pertencentes ao lactário e desenvolver as atividades nos Bancos de Leite. O terceiro e o quarto módulos e o estágio habilitam os alunos como Técnico em Nutrição e Dietética através do desenvolvimento de atividades relacionadas à alimentação do homem, promovendo a prevenção e recuperação da saúde; da supervisão e controle das atividades técnico-administrativas da área de alimentação e nutrição; e do acompanhamento das transformações nutricionais, sendo responsável pelo controle higiênico dos alimentos, a prevenção e educação para a saúde (reeducação alimentar) e o gerenciamento de ambientes gastronômicos. A infra-estrutura completa do Curso Técnico em Nutrição e Dietética propicia ao aluno aprendizagem diferenciada, com aulas práticas e teóricas desde o primeiro mês. O laboratório de preparo dietético possui um forno combinado e todos os equipamentos necessários para a elaboração de cardápios adequados de acordo com as áreas de atuação. O aluno termina o curso apto a trabalhar em restaurantes, ambulatórios, postos de saúde, hospitais, eventos, hotéis, cozinhas industriais, escolas, catering(produção de comidas para transportes aéreos), indústrias, bares, marketing industrial e como profissional autônomo. A proximidade do Instituto de Cardiologia representa um diferencial no curso, já que muitas atividades são desenvolvidas dentro do hospital e nos três hospitais que estão sob a mesma administração, o de Cachoeirinha, Alvorada e Viamão. A Escola Profissional mantém convênio com uma grande rede hospitalar e de restaurantes, facilitando a entrada no mercado de trabalho
Coordenador
Prof. Valéria de Abreu Pereira Uhr
Nutricionista, Pós-Graduação Nutrição Clínica
Duração do Curso
22 meses, distribuídos em 4 módulos com 1200 horas teórico/prático e 400 horas de estágio.

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
Curso Técnico de Enfermagem se propõe a capacitar o aluno a ingressar no mercado de trabalho com um grande diferencial em relação aos demais por pertencer ao Instituto de Cardiologia, onde são realizadas as aulas práticas, além de ter convênios com diversas Instituições de Saúde para os estágios curriculares.
No primeiro módulo o aluno adquire noções básicas de saúde e fundamentos de enfermagem, com aulas em sala e no laboratório. Ao final do segundo mês, o aluno começa a vivenciar a realidade de um hospital, realizando prática uma vez por semana dentro do Instituto de Cardiologia.
A Assistência ao Paciente Clínico e Cirúrgico ocorre no segundo módulo, quando aluno aprende sobre as patologias, cirurgias e cuidados ao enfermo. Ao final, realizam aulas práticas em unidades hospitalares nas partes clínica e cirúrgica. No terceiro módulo o estudante tem aulas de Assistência à Saúde da Criança, Adolescente e Mulher e Assistência em Saúde Coletiva, realizando a parte práticas em hospitais conveniados que tenham atendimento materno-infantil. Na Assistência à Saúde Coletiva os alunos trabalham a estrutura de saúde no Brasil, vivenciando a realidade da saúde pública, com aulas teóricas e experiência em postos de saúde, participando, sempre que possível, de campanhas de vacinação, de hipertensão e outras realizadas em nível municipal, estadual e federal. O quarto módulo é composto de bases tecnológicas de Assistência em, Urgência e Emergência, Saúde Mental e Projeto de Pesquisa. Aprende sobre o atendimento ao paciente em estado grave, com aulas práticas em setor de emergência e CTI nos hospitais conveniados. Tem aulas sobre saúde mental, conhecendo as doenças, distúrbios e cuidados com este paciente, bem como aulas práticas. A base de Projeto de Pesquisa é o momento em que o aluno desenvolve um trabalho de pesquisa sobre um assunto relacionado à saúde e o apresenta aos alunos de outras turmas. O Estágio final é composto de 400 horas realizadas dentro das instituições conveniadas: Instituto de Cardiologia, Hospital Padre Jeremias em Cachoeirinha, Hospital de Alvorada, Hospital Viamão, Santa Casa de Porto Alegre, Hospital Ernesto Dorneles. Neste momento ele tem oportunidade de desenvolver-se como futuro profissional, em um setor que mostrou interesse durante o curso, tal como unidades de atendimento clínico ou cirúrgico com adultos, Emergência, CTI, Hemodinâmica, Pediatria, Centro Obstétrico, UTI neonatal. Durante o curso os alunos participam de várias atividades abertas a comunidade:
Semana do Meio Ambiente, Campanhas de Vacinação, orientações de saúde no brique da redenção, Semana de Ciência e Tecnologia, campanha de combate à Hipertensão, entre outros.
Mercado de Trabalho
Técnico de Enfermagem pode trabalhar em diversos tipos de unidades de saúde, em laboratórios de análises clínicas e em estabelecimentos sociais que integram profissionais da área. Podem atuar ainda em domicílios ambulatórios de empresas, spas, asilos, creches, escolas e clubes. Trabalha sempre sob supervisão do Enfermeiro.
Coordenador
Prof. Rosa Maria da Silva
Enfermeira, Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde, Mestrando em Ciências da Saúde   - Cardiologia
Duração do Curso
22 meses, distribuídos em 4 módulos com 1200 horas teórico/prático e 400 horas de estágio.