Hospital

Cirurgia Cardíaca

A equipe de cirurgia cardíaca do Instituto de Cardiologia, criada pelo Prof. Ivo Nesralla, atualmente coordenada pelo Dr. João Ricardo Michelin Sant`Anna, é reconhecida nacional e internacionalmente por sua grande experiência e qualificação. É pioneira no país em muitas intervenções, como em crianças de baixo peso, recuperação de válvulas por plastias, cirurgias de coronárias, cirurgias para arritmias e emprego de robótica em cirurgia cardíaca.

Foi também pioneira na retomada dos transplantes cardíacos no país em junho de 1984, tendo realizado mais de 300 transplantes cardíacos envolvendo pacientes adultos, transplantes pediátricos, cardiopulmonares e heterotópicos. O implante do primeiro coração artificial elétrico no Brasil também foi realizado por esta equipe. O primeiro paciente utilizou-se do coração artificial como ponte para o transplante cardíaco por 1 ano e 10 meses e foi transplantado com sucesso em maio de 2001. A equipe multidisciplinar de transplantes cardíacos do IC-FUC envolve cardiologistas, cardiologistas pediátricos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e assistente social. A equipe cirúrgica conta com cirurgiões titulares, cirurgiões auxiliares e serviço de residência médica em cirurgia cardíaca.

O nosso Centro Cirúrgico conta com sala híbrida que permite associação de procedimentos diagnósticos e terapêuticos que proporcionam maior sucesso e segurança das intervenções.

Atualmente, são realizadas, mais de 2.2 mil cirurgias cardíacas por ano.

Procedimentos

Os principais procedimentos realizados no Centro Cirúrgico do Instituto de Cardiologia são:

Revascularização miocárdica/pontes de safena 

Correção das cardiopatias congênitas

Cirurgias de válvulas cardíacas

Correção dos aneurismas e dissecções da aorta

Cirurgia das arritmias

Corações artificiais 

Implantes de marca-passo e desfibriladores

Transplantes de coração 

Procedimentos minimamente invasivos e endovascular tratamento percutâneo das válvulas

Tratamento da insuficiência cardíaca

Dr. João Ricardo Michelin Sant`Anna  -  Coordenador do Setor de Cirurgia Cardiovascular

Demais membros, procure no "Encontre seu Médico - cirurgião cardíaco”. 

© Instituto de Cardiologia / 2021 / Todos os Direitos Reservados.
Política de Privacidade