Institucional

Hospitais da Rede

Conheça os hospitais administrados pela Fundação Universitária de Cardiologia que compõem a Rede Assistencial do Instituto de Cardiologia.

Fundado em 13 de fevereiro de 1947, o Hospital de Caridade de Viamão passou à gestão das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em 1953 e foi por esta entidade filantrópica gerido até o ano de 2006 quando, mercê das dificuldades financeiras, inerentes à área da saúde, a entidade religiosa fez a doação do hospital à Fundação Universitária de Cardiologia - FUC. 

Desde 01 de Novembro de 2006 o hospital está sob a gestão técnica e administrativa da FUC, passando, a partir desta data, a se chamar Fundação Universitária de Cardiologia - Hospital Viamão.

Situado no centro da Cidade, o Hospital Viamão, distingue-se como uma instituição de nova geração que, com inserção e comprometimento crescente junto à comunidade, exerce uma gestão profissional sem abandonar os princípios da filantropia, da humanização e qualidade do atendimento.

Nestes anos sob gestão da FUC, o Hospital Viamão, como hospital geral, tem ampliado o seu papel assistencial em Viamão e na Região Metropolitana com destacada atuação na área de atendimento às Urgências/Emergências que é crescente e onde o Trauma se evidencia cada vez em maior número e com maior complexidade em consequência, entre outros fatores, de sua localização na região metropolitana de Porto Alegre.

Distante cerca de 25 km da Capital se constitui hoje em uma alternativa resolutiva na área da saúde não só para a população de Viamão, mas também como referência pactuada para os municípios de Alvorada, Cachoeirinha e Glorinha.  Por sua localização e resolutividade o Hospital recebe pacientes oriundos destes e dos demais municípios vizinhos principalmente vítimas de acidentes das estradas da região. Esta característica do atendimento, trauma, faz com que o setor de emergência mantenha um quadro funcional de plantonistas que contribui para o elevado custeio do hospital, mas, ao mesmo tempo, dá qualidade e resolução para o setor desafogando significativamente os gargalos da saúde que se verificam na região de maior densidade demográfica do Rio Grande do Sul.  Hoje o quadro de plantonistas nas 24 h é composto por três clínicos, dois pediatras, dois cirurgiões gerais, dois traumato/ortopedistas, um gineco-obstetra, um neurocirurgião, um anestesiologista e um intensivista e ainda com toda a estrutura de profissionais rotineiros dessas áreas.

Mesmo com o aumento da oferta de leitos SUS, o hospital ainda é subdimensionado para a população de Viamão que gira em torno de 250 mil habitantes (IBGE 2010).

O processo de humanização, diretriz do SUS, é uma preocupação constante de todas as ações de gestão do Hospital. Inserido neste propósito, o Serviço Social foi reforçado nos últimos dois anos contando hoje com 3 Assistentes Sociais, um setor de Ouvidoria e pesquisa permanente de Satisfação do Usuário.

Nesta mesma linha as urgências/emergências são atendidas através de um sistema de triagem com classificação de risco que é executado por enfermeiros, treinados para tal, nas 24h.

Internação

Dentro do processo de aumento das receitas, ocorrida ainda em 2012/2013, a FUC, na nova pactuação, aumentou a oferta de serviços. Neste sentido, a disponibilização para um aumento de 50% no número de leitos SUS elevou este contingente de 88 para 132.

Atualmente contamos com um total de 175 leitos, sendo 161 destinados ao SUS. Destes, foram destinados 18 para o Serviço de Saúde Mental, 08 para de UTI, 31 para cirúrgicos, 12 para obstetrícia, 11 para a pediatria e os demais 95 leitos para atender a Clínica Médica.

Serviços Médicos Hospitalares:

  • Clínica Médica;
  • Clínica Cirúrgica;
  • Maternidade;
  • Pediatria;
  • Berçário;
  • Traumato/Ortopedia;
  • Neurocirurgia;
  • Oftalmologia;
  • Hemodiálise;
  • Saúde Mental;
  • Unidade de Tratamento Intensivo Adulto;
  • Unidade de AVC;
  • Emergência.

Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia:

  • Terapia Renal Substitutiva (Serviço Terceirizado);
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue;
  • Eletrocardiografia;
  • Patologia clínica;
  • Endoscopia Digestiva Alta;
  • Colonoscopia;
  • Fisioterapia (Serviço Terceirizado);
  • Ultrasonografia (Serviço Terceirizado);
  • Tomografia Computadorizada;
  • Radiologia;
  • Anatomia Patológica e Citopatologia (Serviço Terceirizado).

Direção da Fundação Universitária de Cardiologia – Hospital Viamão

Diretor Administrativo - Adm. Fernando Becker
Diretor Técnico - Dr. João Amir Camargo Jorge
Diretor Clínico - Dr. Luiz Fernando Loch
Assessor de Direção - Adm. Geison Rosa Farias

Gerentes e Responsáveis Técnicos pelos Serviços do Hospital Viamão

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) - Alexandre Akui
Nutrição e Dietética - Cátia Rosane Cunha da Silva
Segurança Patrimonial - Carlos Arneu da Silva
Farmácia, Almoxarifado e Compras -  Fernanda Cardoso Silveira
Faturamento e Recepção - Flávia Renata Hochmuller Fogaça
Manutenção e Biomédica - José Francisco Dupuy Patella
Laboratório de Análises Clínicas - Lucas Lunardi de Bitencourt
Hotelaria, Higienização e Lavanderia - Luciane Weissheimer Werlang
Enfermagem - Mônica Conca Jaime

Responsáveis Técnicos Áreas/Serviços Médicos

Clínica Cirúrgica e Emergência - Dr. João Almir Camargo Jorge
Neurocirurgia  e Neurologia  - Dr. Gustavo Rassier Isolan
Oftalmologia – Dr. Manoel Vilella (Serviço Terceirizado)
Hemodiálise – Dr Rodrigo Motta Pereira (Serviço Terceirizado)
Radiologia – Dra. Angela Dulac Figueiredo Pinto (Serviço Médico Terceirizado)
Ginecologia e Obstetrícia - Dra. Lúcia Helena Machim Zimmer
Pediatria - Dr. Luiz Fernando Loch
Trautamo-Ortopedia - Dr. Ricardo Agustini
UTI Adulto - Dr. Fabiano Costa Martins e Dr Fernando Domingues Stoduto
Anestesiologia – Dra. Verônica Constâncio Batista
Infectologia – Dr. Fabrizio Motta

Outras informações em:

http://www.hospitalviamao.com.br/

O Hospital de Alvorada é um hospital de média complexidade com atendimento nas clínicas básicas, sendo estas: obstetrícia, pediatria, clinica médica e cirurgia.

Possui Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal com 20 leitos.

Sua ênfase assistencial é materno-infantil, porém além da atenção às gestantes e às crianças, também possui uma unidade para as internações para adultos.

São 99 leitos de internação, e também  oferece serviços de pré-natal, ambulatório para atendimento de pneumologia e cardiologia (para pacientes que já internaram no hospital), serviço de imagem com Rx e ecografia, e exames laboratoriais.

O Hospital realiza cirurgias eletivas ginecológicas e conta com agência transfusional para o abastecimento do sangue.

Missão.

Prestar serviços hospitalares de qualidade com sustentabilidade à população de Alvorada.

Visão.

Desejamos ser um hospital de referência com excelência reconhecida pelos serviços prestados dentro dos princípios do SUS.

Valores:

• Busca continuada do aprimoramento; 
• Valorização das pessoas e da natureza;
• Incentivo a obtenção e disseminação dos saberes;
• Promoção da auto-estima das pessoas;
• Equilíbrio entre direitos e deveres.

 

   O Hospital Padre Jeremias, unidade da Secretaria Estadual da Saúde, foi edificado em 1985. A partir de 1998 passou através de convênio, a ser administrado pela Fundação Universitária de Cardiologia.

Missão

     Prestar assistência hospitalar de excelência aos usuários, oferecendo serviços com qualidade, humanização, dignidade e ética.

Visão

     Ser um hospital humanizado, reconhecido pela qualidade da assistência hospitalar.

Valores

Transparência: Apresentar com clareza e objetividade as ações desenvolvidas;

Qualidade: Assegurar a qualidade em todos os serviços oferecidos;

Humanização: Prestar assistência com respeito, solidariedade e dedicação;

Excelência: Atuar na satisfação das necessidades dos usuários;

Ética: Agir profissionalmente no exercício das funções, respeitando as partes interessadas;

Sustentabilidade: Contribuir para uma sociedade mais justa, através de ações no campo social, ambiental e econômico, atendendo as necessidades da instituição, colaboradores e comunidade.

Administrado pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul desde abril de 2009, o IC-DF tem, a exemplo da instituição porto-alegrense, foco na pesquisa e no ensino, além do atendimento médico a toda a comunidade, abrangendo SUS e convênios.

Inaugurado há cinco anos, o atual IC-DF está localizado junto ao Hospital das Forças Armadas. São 100 leitos, três salas cirúrgicas, duas salas de hemodinâmica, ambulatório e emergência. São realizadas em média 70 cirurgias por mês.

É o único hospital do Distrito Federal credenciado para realizar transplantes de coração. O IC-DF conta atualmente com um quadro de 520 funcionários prestando todos os tipos de serviços relacionados à cardiologia, tais como: consultas médicas, atendimentos de emergência 24 horas, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, assistência social, exames ecocardiográficos, radiológicos, laboratoriais, mapa, holter, tilt-test, procedimentos de hemodinâmica e eletrofisiologia, implante de marcapasso, cirurgias cardíacas em adultos e crianças, inclusive recém nascidos.

É um dos hospitais de referência nacional em alta complexidade e transplantes cardíacos.

Ainda, a instituição conta com especialistas nas áreas de neuroradiologia intervencionista, vascular e nefrologia. O IC-DF é o único hospital credenciado para realizar transplantes cardíacos no Distrito Federal.

O público alvo da instituição é a população do Distrito Federal e das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, portadoras de coronariopatias (infarto, angina etc.), cardiopatias congênitas, valvulopatias, arritmias cardíacas, entre outras doenças cardiológicas.

Superintendente: Dr. João Gabbardo dos Reis
Diretora Médica: Dra. Núbia Welerson Vieira

Médicos Supervisores: 

Dr. Guilherme Urpia Monte - Cardiologia Clínica

Dr. Jorge Yussef Afiune - Cardiologia Pediátrica

Dr. Leonardo Cogo Beck - Intervenção Cardiovascular

Dr. Álvaro Valentim Lima Sarabanda - Arritmia e Eletrofisiologia

Dr. Fernando Antibas Atik - Cirurgia Cardiovascular

Dra. Maria Aparecida dos Santos Teixeira - Epidemiologia Hospitalar

Geral:

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal
Endereço: Estrada Parque Contorno do Bosque, s/nº
Bairro: Cruzeiro Novo
Cidade: Brasília - DF
CEP: 70.658-700
Telefone: (61) 3403-5400
Marcação de consultas e exames: 0800 644-1044 ou 0800 644-1055
Site: www.icdf.org.br

© Instituto de Cardiologia / 2016 / Todos os Direitos Reservados.