Memorial

 

PROFESSOR RUBEM RODRIGUES 

Criador da Fundação Universitária de Cardiologia


Rubem Rodrigues
1924 - 2002

Falecido no dia 06 de junho de 2002, o Prof. Rubem Rodrigues participou da história da cardiologia gaúcha, brasileira e mundial não apenas testemunhando, mas produzindo fatos, vivenciando experiências, construindo obras, salvando vidas e formando profissionais. Rubem Rodrigues representa não apenas um capítulo da história da cardiologia, representa efetivamente uma época inteira da cardiologia gaúcha à qual outorgou um legado inestimável. Além de participar prolificamente desta história, deixou-a registrada no livro Do Outro Lado do Riacho com grande riqueza de detalhes. Idealizador e realizador da Fundação Universitária de Cardiologia, instituição que deu vida nova e elevou o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul à categoria de um centro de referência e excelência na cardiologia brasileira, o Prof. Rubem Rodrigues dedicou seus últimos anos de vida à estruturação do Centro Cultural do Instituto de Cardiologia, sede do Curso de Pós-Graduação em Cardiologia, do qual foi fundador, e que sob sua amorosa coordenação, se tornou em um dos maiores centros brasileiros de aperfeiçoamento de cardiologistas, possuindo inclusive um moderno sistema de videoconferência por ele idealizado e inaugurado poucos meses antes de seu falecimento.

 

O Memorial Rubem Rodrigues foi inaugurado dia 25 de abril de 2003.

 

 

Figura humana ímpar, dono de uma personalidade vibrante, impulsiva e clarividente, Rubem Rodrigues deixou marcas profundas em todos que com ele conviveram. Muitas vezes polêmico, sempre revolucionário, dedicava-se de corpo e alma e intensamente a tudo o que fazia. Capaz de realizar inúmeras tarefas ao mesmo tempo, compatibilizando ensino, pesquisa, administração, clínica privada, literatura, viagens e vida familiar sem deixar de dar conta de todas elas de forma cabal e superlativa, este "incansável guerreiro" - como foi denominado por seus colegas e amigos em homenagem prestada em seu septuagésimo aniversário - era portador de uma energia inesgotável que o acompanhou até seu último suspiro, surpreendendo a todos por sua capacidade de reação e amor à vida. Vida que viveu plena e intensamente em todos os sentidos.
Rubem Rodrigues é, sem dúvida nenhuma, um marco da medicina gaúcha e brasileira, um filho do qual o Rio Grande irá sempre se orgulhar e cuja memória se perpetuará, não só através das obras que nos deixou como nos corações e mentes de todos aqueles que foram por ele influenciados, ajudados, apoiados, curados e ensinados, antes de atravessar definitiva e gloriosamente para o outro lado do riacho.

 

Rubem Rodrigues, Cardiologista e Professor Titular de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor Titular de Cardiologia da Faculdade Católica de Medicina, falecido em 06 de junho de 2002, vítima de um carcinoma de pâncreas, após ter se submetido a uma cirurgia de colecistectomia, sobrevivido a uma bacteremia, a uma embolia pulmonar, e à insuficiência cardíaca, contra as quais lutou brava e incansavelmente em um esforço heróico para permanecer mais algum tempo entre no seio de seus colegas, amigos, familiares e da entidade que criou e fomentou, e que, no final, o sustentou e cuidou com dedicação e carinho inigualáveis.