Assessorias Técnicas


Assessoria de Metodologia

Comissão de Avaliadores
Prof. Dr. Rodrigo Ribeiro Antonini
Prof. Dr. Alexandre Machado Lehnen
Prof. Dra. Melissa Markoski
Prof. Dra. Marcia Moura Schmidt

A assessoria tem por objetivo ajudar a transformar a idéia inicial dos pesquisadores em ações coerentes e ordenadas abrangendo todas as etapas de um projeto, em especial a metodologia, onde se detalha minuciosamente o que será realizado durante a execução do projeto.

A análise desta assessoria favorece e agiliza a tramitação do projeto no CEP, evitando devoluções por falhas dentro do projeto.



Assessoria de Bioestatística

Responsável: Profª.Vânia Hirakata
                      Prof. Sérgio Kato

A estatística objetiva auxiliar ao pesquisador a organizar os dados obtidos, indicando os testes mais adequados ao seu projeto e ajudando na interpretação e avaliação dos resultados obtidos.

Presta assessoria estatística para qualquer projeto de pesquisa cadastrado, desde a elaboração do projeto de pesquisa até a apresentação dos resultados em eventos e revistas científicas, teses de mestrado e doutorado. Para tanto, o projeto deve ter sido encaminhado à Unidade de Pesquisa para cadastro, avaliação e posterior aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Cardiologia da Fundação Universitária de Cardiologia.

Serviços
  • Buscar orientações na montagem do banco de dados para posterior análise em programas estatísticos adequadamente;
  • Realização da análise estatística prevista para alcançar os objetivos propostos no projeto de pesquisa;
  • Interpretação dos resultados juntamente com o pesquisador;
  • Orientação na elaboração de tabelas e gráficos para as apresentações.

Atendimento

Para o apropriado funcionamento do serviço, hoje realizado pelo Prof. Sérgio Kakuta Kato e Profa. Vânia Hirakata serão marcadas consultas de 1/2hora, 1h ou até 2hs. Os discentes dos nossos programas de pós-graduação terão até 10h de atendimento, e os demais pesquisadores 5h, por projeto, que podem ser agendadas conforme necessidade para o adequado desenvolvimento do seu trabalho. Caso o trabalho sofra revisão por parte do periódico, depois de submetido, e o revisor solicite análises complementares, o pesquisador disporá de mais duas horas de assessoria estatística.

Agendamento

Quando o pesquisador não puder comparecer na data marcada, deverá informar a Unidade de Pesquisa com uma antecedência de 24 horas, de forma que permita remanejamento da agenda. Caso contrário, o pesquisador deverá ressarcir a Unidade de Pesquisa pela hora não utilizada, de acordo com a tabela de valores vigente e regularmente divulgada pela UP. Os pagamentos deverão ser feitos via depósito bancário, conforme orientações da UP. Para fazer a nova marcação, o pesquisador deverá apresentar o recibo de pagamento da hora não desmarcada. O mesmo procedimento poderá ser seguido caso o pesquisador necessite de um número maior de horas do que o disponibilizado para o seu projeto.

Para fins de cálculo de tamanho da amostra e organização de bancos de dados, serão oferecidas oficinas regulares para auxílio aos pesquisadores, sem necessidade de cadastramento de projetos. Caso haja necessidade de orientação nestas áreas, o pesquisador deve reservar na UP uma vaga para a oficina seguinte.

Assessorias Técnicas Contato

Telefone/Fax: (51) 3230-3600 Ramal: 4134.

pesquisa@cardiologia.org.br