Pesquisa

Comitê de Ética e Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa do IC/FUC atua desde 1988 e foi formalmente instituído em 30 de abril de 1997. Conta com sala exclusiva e independente para as atividades do funcionário administrativo para atendimento aos membros/relatores e pesquisadores. Também possui estrutura para armazenar os documentos administrativos do CEP e os projetos a ele submetidos (arquivo para no mínimo 05 anos), material de expediente, equipamento de informática com acesso a internet e funcionário do Serviço de Informática para orientação nas atividades no computador exclusivo, máquinas SAMSUNG 4X1 e RICOH para impressão colorida, cópias (xerox), impressão, FAX, scanner e telefone para contato.

Realiza suas reuniões ordinárias mensais nas salas B e D no 1º andar do Centro Cultural Rubem Rodrigues, ao lado da sala do CEP. Para os Eventos e Jornadas possui infra-estrutura adequada à disposição com Auditório e Anfiteatro no andar térreo. Realiza o Fórum anual com palestras, treinamento ao público, membros de CEPs, pesquisadores junto a Plataforma Brasil. 

O CEP/IC-FUC tem como objetivo, analisar éticamente os Projetos de Pesquisa em seres humanos, bem como acompanhar sua execução. O CEP cumpre também um papel de caráter consultivo, deliberativo e educativo para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade, dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

O CEP encontra-se com o registro renovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP/SECNS/MS do Conselho Nacional de Saúde que deliberou em RO conforme Carta Circular nº 23 – SEI/ 2017 – Brasília, 13 de setembro de 2017, favorável ao processo de Renovação de Registro do CEP / Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul / Fundação Universitária de Cardiologia  - IC/FUC de acordo com as normas vigentes expressas na Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, publicada no Diário Oficial da União de 13/06/2013 que regulamenta a Pesquisa envolvendo Seres Humanos.

O período renovado para gestão deste Comitê/CEP/IC-FUC ficou de 30/08/2017 a 29/08/2020.

Endereço: Rua Princesa Isabel, 390 (Centro Cultural Rubem Rodrigues) 
                 Horário de Funcionamento: das 10h30min às 20h30min

 

Resumo das Atividades em 2019

No ano de 2019, as atividades do CEP-IC/FUC foram intensas com análise e avaliação dos projetos recebidos para apreciação. Realizamos 11 reuniões ordinárias mensais com os seguintes resultados: Sistema CEP/CONEP - Plataforma Brasil = 160 Aprovações diversas (1º semestre) com 15 pendências, num total de 175 análises. Com relação ao (2º semestre) foram 133 Projetos Aprovados pelo CEP/IC-FUC via Plataforma Brasil, com 01 Projetos não Aprovados, 06 Projetos pendentes e 01 retirado totalizando = 141 análises. Assim sendo, conforme relatório via Plataforma Brasil (relatório consolidado) um total de 293 Aprovações em 11 reuniões ordinárias mensais durante o Ano de 2019. Com relação as pendências, foram sendo solucionadas. Entre outras atividades realizadas pelo nosso CEP, participamos do Projeto de Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, registrado através do Boletim Ética em Pesquisa – Edição 03 datado de 12 de abril de 2019, O treinamento ocorreu nas datas de 21 e 22 de outubro de 2019, na PUCRS - Porto Alegre – RS. O objetivo é educar e promover a maior integração entre dois componentes do sistema : Comitês de Ética em Pesquisa – CEPs e CONEP. Recebemos a visita dos técnicos da CONEP em 06 de março de 2020 no IC/FUC, com o objetivo da qualificação/capacitação dos  CEPs, uma parceria entre a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP / CNS, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde-SCTIE/MS e o Hospital Moinhos de Vento - HMV, cujos objetivos são:

I - Conhecer o “estado da arte” de todos os CEPs do país por meio de um diagnóstico prévio;

II - Capacitar, in loco e pela educação à distância, todos os membros dos CEPs;

III - Elaborar um Plano de Ação junto aos CEPs com vistas à prestação de apoio técnico e consultivo;

IV - Reduzir as assimetrias entre os CEPs e melhorar a qualidade de análise dos protocolos de pesquisa;

V - Promover o fortalecimento institucional dos CEPs quanto aos aspectos estruturais, operacionais e administrativos;

VI - Sensibilizar as instituições sobre a importância dos CEPs para a proteção do participante de pesquisa.

 

 

 


                  

© Instituto de Cardiologia / 2021 / Todos os Direitos Reservados.
Política de Privacidade