Laboratório de Cardiologia Molecular e Celular (LCMC)

Coordenação Geral: Dra. Beatriz D'Agord Schaan
Coordenação Técnica: Dra. Melissa Markoski
Secretaria: Sra Sandra Whitaker
Trata-se de um laboratório multiusuário disponível para todos os pesquisadores do Instituto de Cardiologia que tiverem interesse em desenvolver atividades de pesquisa que envolva as técnicas disponíveis no mesmo. São elas: cultura e caracterização de células, PCR, ELISA, Western Blotting, Northern Blotting, Imunohistoquímica, manipulação de vetores de transferência gênica, etc.
Uma das linhas de pesquisa em desenvolvimento hoje no LCMC é em terapia celular e gênica de doenças cardiovasculares em humanos e animais. Este tipo de terapia, ainda necessita de um volume maior de conhecimentos, especialmente para o entendimento do mecanismo pela qual ela é benéfica. Há ainda outros estudos em animais e humanos relacionados às complicações do diabetes associado ou não à hipertensão arterial, mecanismos e tratamento envolvendo exercício físico.

Equipamentos disponíveis:

Duas salas de cultura de células, uma para humanos e outra para animais. Cada uma dispõe de 1 estufa de CO2, 1 centrífuga, 1 fluxo laminar, 1 geladeira pequena e 1 banho-maria. Um microscópio invertido dotado com sistema de detecção de fluorescência único e disponível para ambas as salas.
Uma sala de higienização, contando com 1 sistema de produção de água pura, lavadores de frascos e pipetas, 1 autoclave para esterilizar o material, 1 estufa grande para secagem de materiais, reservatórios de água, 1 deionizador (para produção de água deionizada).
1 termociclador, para realizar técnicas de PCR, 1 centrífuga refrigerada (utilizada no preparo de tecidos e sangue para quaisquer técnicas), 1 banho-maria grande (manutenção de tecidos/sangue/reagentes em temperatura pré-determinada), 1 espectrofotômetro com fluorímetro (para técnicas de bioquímica e ELISA), 1 pHmetro (para medir pH de soluções), 1 agitador (para agitar soluções), 1 capela química (para trabalhar com solventes orgânicos e reagentes tóxicos), 1 freezer 80º (para estocar linhagens celulares, RNA e amostras de tecido ou sangue em longo prazo), 1 geladeira e 1freezer comum (para estocar soluções e reagentes em uso), 2 computadores, 2 impressoras, 1 máquina produção gelo, 1 aparelho de microondas (para aquecimento de soluções e géis), 1 homogenizador de amostras, 1 balança analítica (para pesagem de pequeníssimas quantidades de tecidos e/ou reagentes).
Ha também uma a sala de manipulação de bactérias para realização de técnica de DNA recombinante, onde é feita a manipulação dos plasmídeos (construções de vetores com genes terapêuticos a serem utilizados para realizar estudos de terapia gênica).
Informações: Laboratório de Cardiologia Molecular e Celular
Endereço: Centro Cultural Rubem Rodrigues - 3º andar / Av. Princesa Isabel, 370 - Porto Alegre-RS
Telefone: 3223-7393 - 3217-3099 - 3223-2746
E-mail: lcmc@cardiologia.org.br