Cardiologia Pediátrica

Início das atividades em 1969. É sua responsabilidade:
1) Atendimento aos portadores de cardiopatias congênitas, sem limite de idade, do feto a idade adulta.
2) Atendimento aos portadores de cardiopatias adquiridas na infância e adolescência.
3) Prevenção, na infância e adolescência, de cardiopatias do adulto, especialmente a doença arterial coronariana.
           
Atividades do Setor
Ambulatório: atendimento diário, turnos manhã e tarde, nos dias úteis. Vagas para cinco primeiras consultas por turno, aprazadas pela Central de Marcações da Secretaria Municipal da Saúde. Média de dez reconsultas por turno. Possibilidade de atendimento simultâneo de três pacientes. É destinado aos pacientes do SUS, sendo atendido e supervisionado por todos os cardiologistas pediátricos do Setor. É área de execução dos programas de Residência Médica e do Curso de Especialização em Cardiologia Pediátrica do IC/FUC.
Ambulatório de Convênios: atendido em vários horários pelos cardiologistas pediátricos do Setor, abrangendo todos os convênios do Hospital.
Emergência: consultoria, no Setor de Emergência do Hospital, pacientes do SUS e de todos os convênios do Hospital.
Ecocardiografia Pediátrica Transtorácica e Transesofágica: exames realizados pelos cardiologistas pediátricos do Setor, prestando atendimento ao SUS e convênios, tanto para pacientes internados como de ambulatório. Média de 100 exames semanais.
Unidade de Internação Clínica e Cirúrgica: dezesseis leitos pediátricos na Unidade de Internação II A, SUS. Consultoria e atendimento de adultos, por solicitação do médico assistente, em outras enfermarias do SUS. Atendimento de pacientes hospitalizados pelos convênios, nas Unidades de Internação específicas.
Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico: doze leitos, SUS ou convênios, para recém-nascidos, crianças ou adolescentes, internados para tratamento intensivo clínico ou em pós-operatório. Presença permanente de médico intensivista pediátrico com supervisão de cardiologista pediátrico e pediatra de Setor.
Unidade de Hemodinâmica Pediátrica - Diagnóstico e Intervenção: vinculada ao Setor de Hemodinâmica do Hospital, realiza cerca de 12 exames por semana, em crianças ou adolescentes, SUS e convênios, visando complementação diagnóstica ou intervenção terapêutica, como dilatações valvares ou vasculares, implantes de próteses como “Amplatzer”, molas, “stents” e outras.
Unidade de Cardiologia Fetal: procedimentos diagnósticos e terapêuticos em fetos suspeitos ou portadores de cardiopatia. Atendimento realizado por cardiologistas pediátricos, pediatras e obstetras do Setor, para pacientes do SUS e convênios, ambulatório e internação. A Unidade dispõe de dois leitos para internação de gestantes.
Unidade de Transplante Cardíaco Pediátrico: vinculado à Equipe de Transplante Cardíaco do IC/FUC com atendimento realizado por cardiologistas pediátricos e pediatras do Setor. Atendimento hospitalar e ambulatorial.
Sessão de Discussão de Casos: tradição de quarenta anos, realizada sempre nas quintas-feiras às 17 horas. São analisados os prontuários e exames de pacientes com maiores dificuldades para conduta terapêutica. Há a projeção dos ecocardiogramas, cineangiocardiografias e outras imagens, permitindo ampla revisão da patologia. Média de doze casos por sessão. Presença dos médicos do Setor e aberta a todos os interessados. Essa Sessão também tem função doutrinária, definindo e revisando as condutas médicas adotadas pelo Setor.
“Round” Clínico: realizado uma vez por semana, quartas-feiras às 11 horas. São revisadas as crianças hospitalizadas nas enfermarias e UTI. Presença dos médicos do Setor e aberto a todos os interessados.
Reunião do Setor: realizada também nas quintas-feiras, após a Sessão de Discussão de Casos e somente para os médicos do Setor. Reunião de planejamento, revisando a atuação do Setor e sua relação com as demais áreas do Hospital.
Atividades Didáticas: desenvolvidas junto ao PRM do IC/FUC, alunos da Faculdade de Medicina da UFRGS, estágios de residentes de outros hospitais do Estado e do País, estágios opcionais de alunos de várias faculdades de Medicina do Estado e outros estágios solicitados por médicos pediatras e cardiologistas. O Setor atua, também, nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, do IC/FUC e UFRGS, disciplinas de Cardiologia Pediátrica.
Curso de Especialização em Cardiologia Pediátrica: três anos, tempo integral, com programa abrangendo todas as áreas da cardiologia pediátrica. O Hospital possibilita a remuneração desse Curso, bolsas de estudo, com valor equivalente ao da residência médica. Esse Curso habilita para a prova do Título de Especialização em Cardiologia Pediátrica pela AMB.
Atividades de Pesquisa: os médicos do Setor executam projetos de pesquisa ligados às agências de fomento, CNPq e FAPERGS, incluindo orientação de bolsistas de iniciação científica.

Médicos do Setor

Dra. Cora Maria Firpo   cora.voy@terra.com.br
Dra. Estela Suzana K. Horowitz esh.voy@terra.com.br
Dra. Joice Cunha Bertoletti   joiceb19@hotmail.com 
Dra. Lucia Campos Pellanda  lupellanda@uol.com.br
Dr. Luiz Henrique Nicoloso lhnicoloso@uol.com.br
Dr. Nestor Santos Daudt ndaudt.voy@terra.com.br
Dr. Paulo Zielinsky  palozie.voy@terra.com.br
Dr. Raul Ivo Rossí Filho rrossi.voy@terra.com.br
Dr.Tzvi Bacaltchuk  tzvi.voy@terra.com.br

Secretaria
Telefone: (51) 32303782
Fax: (51) 32303637
E-mail  cardio.pediatria@cardiologia.org.br