Epidemiologia

O Serviço de Epidemiologia do IC/FUC foi um dos primeiros a funcionar num âmbito hospitalar, universitário e de pesquisa.
Epidemiologia é a ciência que estuda o processo de saúde-doença, sua distribuição e seus determinantes em grupos humanos.
Especificamente na Cardiologia nosso Serviço tem procurado trabalhar com os FATORES DE RISCO DAS DOENÇAS CRONICO DEGENERATIVAS,  mais fortemente na doença arterial coronariana. Para tanto temos mantido um banco de dados sobre estes fatores de risco: HAS, obesidade, sedentarismo, fumo, dislipidemias, idoso, doença arterial coronariana, antecedentes familiares e glicemia elevada. Já temos mais de 6000 itens catalogados.
Em 1999/2000 fizemos um levantamento da prevalência destes FR no RS, junto com a Secretaria de Saúde do Estado, sendo o primeiro trabalho que cobriu todo o Estado. Está programado e em andamento uma nova pesquisa para 2009/2010; e assim compararmos com os dados de 1999/2000.
Temos um ambulatório há mais de 10 anos para portadores de sorologia positiva para Doença de Chagas sem cardiopatia,. Referencia no Estado.
O Programa de Vídeo Conferencia, inédito no Brasil, cobrindo cidades distantes de centros maiores de cardiologia no RS. Programa este montado e organizado pelos Drs. Adolfo Kuiz F.Sparenberg e Vera Portal, que tem seu centro de trabalho no Serviço de Epidemiologia.
Uma pesquisa, das mais interessantes, esta sendo desenvolvida  pela Dra. Vera Portal, que é componente do nosso Serviço: o chá verde e o chimarrão e suas ações sobre os colesteróis.

Epidemiologista: Rodrigo Antonini Ribeiro.
Componentes atuais: Drs. Iseu Gus, Vera Portal, Rodrigo.Ribeiro, Cláudio Zazlavski e a funcionária Silvana Balestrin Moura.
Consultoras permanentes: Dra. Beatriz Schaan e Lúcia Pellanda