UPO

Unidade pós-operatório UPO

Ao terminar a cirurgia cardíaca, o paciente precisa ser recuperado em um lugar especial, pois ainda está sob efeito de anestésico, respirando através de aparelhos especiais e drenos, que esvaziam algum sangue residual do ato operatório. Os profissionais de enfermagem ficam ao lado, verificando os sinais vitais e observando a presença de dor, quando analgésicos são injetados para se obter alivio e descanso. Muitos aparelhos eletrônicos que nos asseguram a qualidade dos batimentos cardíacos e respiratórios. Exames de laboratório nos mostram a necessidade de repormos soro e soluções salinas para o bom funcionamento cardíaco, bem como a função de todos os outros órgãos. É imperioso que seja efetuado um RX de tórax e Eletrocardiograma, pois teremos segurança e certeza de que tudo está bem. Os pacientes ficam sendo cuidados por profissionais diversos e qualificados, bem como por aparelhos, para que tudo seja feito no momento preciso.
Nossa unidade pós-operatório está localizada bem ao lado do Centro Cirúrgico. Somos constituídos por:

Pessoas: 3 médicos especialistas no turno da manhã e 2 médicos no turno da tarde; para o turno da noite temos uma equipe de 36 médicos plantonistas com formação em cardiologia e intensivismo. Além desses, temos consultores em varias áreas especialidades como Pneumologia, Cirurgia Abdominal, Nefrologia, Proctologia, Infectologia, Cirurgião Torácico, Radiologia, Gastroenterologia, Psicologia, Fonoaudióloga, Fisioterapia, Banco de Sangue, Farmácia e Nutrição. Na área de enfermagem somos auxiliados por 6 enfermeiros especialistas em cardiologia, 56 técnicos de enfermagem e 3 secretarias.

Material: 8 respiradores, 2 desfibriladores, 1 balão intra-Aórtico, 42 bombas de infusão de líquidos, 6 computadores, 15 monitores de oximetria, 18 escope com telemetria, 2 aparelhos de hemodiálise. Os pacientes ficam 48 h em nossa unidade. Recebem visitas dos familiares 1 vez, ou mais nos casos de pacientes muito graves.
A seguir começam os exercícios respiratórios para evitar pneumologia e mover as pernas para assegurar a tonia dos músculos dos braços e pernas. Se houver cansaço paramos com o exercício e injetamos pequenas doses de sedativos para descanso por umas 2 horas, sempre com um profissional ao lado para que fique atento aos aparelhos e auxiliar ao paciente. Todos fazem 2 a 3 RX de tórax para que seja afastada uma pneumonia. Trocas de curativos são diárias, bem como as roupas de cama.
Ao completar 48h, se tudo correr bem, retiramos o dreno de tórax, sonda vesical e cateter de oxigênio e receber alta para um quarto, no andar, aonde começa a caminhar sozinho e receber a medicação VO. Lá permanece mais 5 dias e a seguir recebe alta para casa.