Institucional

Hospital Regional de Santa Maria

Hospital Regional de Santa Maria

Inaugurado em 6 de julho de 2018, o Hospital Regional de Santa Maria é o mais recente a fazer parte da rede do Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia. 

O Hospital se insere como um ator da Saúde no contexto da cidade e da região, iniciando sua trajetória por meio de um Ambulatório de Hipertensão e Diabetes Mellitus que, por sua vez, tem uma proposta diferenciada de atenção continuada/compartilhada para com os pacientes de alta e muito alto risco acometidos pelas supracitadas patologias.

Os pacientes acessam o serviço através de referenciamento pelas unidades básicas de saúde dos 33 municípios da região. Eles então perfazem um circuito de atendimento assistencial em sua primeira consulta que passa por até cinco especialidades médicas sendo: cardiologista, endocrinologista, angiologista, nefrologista e oftalmologista.

Com as equipes multiprofissionais as consultas percorrem sete especialidades a começar por enfermeiro, psicóloga clínica, farmacêutica clínica, nutricionista, assistente social, educador físico e fisioterapeuta.

Após completar todo o circuito assistencial o paciente recebe as solicitações de exames laboratoriais e de imagens que são feitos  nas dependências do HRSM e retorna para sua cidade e região com o plano de cuidado continuado.

Internação

Atualmente conta com um total de 60 leitos, sendo 20 de UTI adulto geral, 20 cirúrgicos e 20 clínicos, todos inteiramente dedicados ao atendimento de pacientes do SUS. 

 

Serviços Médicos Hospitalares:

Clínica Médica;

Clínica Cirúrgica;

Traumato/Ortopedia;   

Unidade de Tratamento Intensivo Adulto

Sendo assim, a instituição tem caráter estratégico por identificar as necessidades médicas da população e realizar ações de promoção e de proteção, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde para a população de Santa Maria e região.

 

Extrato do Convênio

Download

Emenda Parlamentar destinada ao HRSM

Às 10:00 horas do dia 28/05/2020 ocorreu a solenidade de entrega do ofício 136/2020 do Gabinete da Deputada Federal Liziane Bayer do PSB/RS referente a emenda parlamentar no montante de R$ 400.000,00 com destinação para o HRSM.

O Presidente do partido PSB no RS senhor Fabiano Pereira procedeu a entrega do ofício na sede da Fundação Universitária de Cardiologia, em Porto Alegre, com as presenças dos senhores Aramy Silva (superintendente da FUC), Elvis Prestes (Dir. ADM do HRSM) e do senhor Daniel Krieger ( DAHA SES/RS).

 

Oficio 136/2020
© Instituto de Cardiologia / 2021 / Todos os Direitos Reservados.
Política de Privacidade