Hospital

Emergência

O Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul realiza atendimento de Urgência e Emergência 24h/7 dias por semana para pacientes adultos (18 anos ou mais). 

Funcionamento

O acolhimento inicial é realizado por uma enfermeira treinada que faz a Classificação de Risco, baseada em cinco (5) níveis de prioridade:

Vermelho e Laranja - são conduzidos para leito com cuidados intensivos, providos de monitores multiparamétricos, ventilador mecânico e carro para atendimento de parada cardiorrespiratória, onde realizam o eletrocardiograma e recebem o atendimento médico e de enfermagem imediatos. 


Amarelo, Verde e Azul - são encaminhados por ordem de gravidade para realização de eletrocardiograma, seguido de consulta médica. 


Atenção: 
Como é uma emergência especializada em cardiologia, não oferece atendimento para clínica geral, neurologia, cirurgia, trauma, ginecologia ou obstetrícia. Os fluxos para outras especialidades existirão de forma coesa, visando identificar casos de instabilidade clínica antes do encaminhamento para um serviço apropriado.


Diferenciais: 
Há 30 anos o Instituto de Cardiologia possui serviço de Cardiologia Intervencionista disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. O tempo porta-balão (o tempo necessário para desobstrução do vaso após a admissão do paciente infartado) é de 46 minutos* (podendo variar em 17 minutos para mais ou para menos), um dos melhores do Mundo. A mortalidade do infarto quando tratado rápida e adequadamente fica em torno de 5%.


*A American Heart Association recomenda o atendimento do infarto em menos de 60 minutos.

 

Zero Hora - 11/07/2022

 

© Instituto de Cardiologia / 2021 / Todos os Direitos Reservados.
Política de Privacidade